Mendes diz que pecuarista 'inovou' em desmate no Pantanal

Por Allan Mesquita em 26/04/2024 às 10:10:16

Governador Mauro Mende (União) admitiu que o pecuarista Claudecy Oliveira Lemes utilizou "técnicas inovadoras" para conseguir desmatar 81 mil hectares do Pantanal mato-grossense, driblando até mesmo os modernos sistemas de monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. O fazendeiro é acusado de destruir 81 mil hectares de vegetação no bioma.


Diante da polêmica, que ganhou repercussão nacional, o gestor alegou que o governo já havia tomado as providências contra o crime e que vai buscar aprimorar os equipamentos para evitar que ações dessa proporção voltem a ocorrer no Estado.


"Ele [Claudecy] usou uma tecnologia que nós não estávamos preparados para ela. Tradicionalmente 99,9% era feito com trator ou devastação, e a gente pega em até 24 horas. Aquele tipo de atitude demora algumas semanas e até alguns meses porque é um desflorestamento químico. Estamos adaptando para detectar qualquer atitude nessa direção", disse.


O crime ambiental é considerado um dos maiores do Pantanal mato-grossense. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) alega que realiza o monitoramento via satélite. Contudo, os equipamentos ainda são falhos para detectar todo o dano.


Deputados da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) chegaram a realizar uma vistoria técnica no local e defendem que a pasta aprimore os meios de fiscalização para barrar a prática.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3