Oitiva com testemunhas de Emanuel nesta 6ª é suspensa

Por Pablo Rodrigo em 03/05/2024 às 10:48:44

O presidente da Comissão Processante que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por possível prática de infração político- administrativa, vereador Wilson Kero Kero (PMB), decidiu suspender a primeira oitiva para ouvir as testemunhas de defesa. A audiência estava marcada para sexta-feira (3).

A confirmação ocorreu após a orientação do Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), por conta do pedido da vereadora Edna Sampaio (PT) de deixar a Comissão Processante.

"Seguindo a sua orientação e ouvindo o nosso jurídico e os procuradores da Casa, é prudente suspender os trabalhos e não realizar a oitiva marcada para amanhã para evitar possíveis irregularidades", disse Kero Kero nesta quinta-feira (2).

Com a decisão, o ex-secretário-adjunto de Saúde, Gilmar de Souza Cardoso, e o atual diretor de Saúde Sanitária, Benedito Oscar Fernandes de Campos, serão convocados em outra oportunidade.

De acordo com Chico 2000 (PL), a Procuradoria Legislativa irá apresentar um parecer para possível substituição da parlamentar na composição da Comissão Processante, através de um novo sorteio no Plenário da Câmara na próxima semana.

"A comissão é composta por 3 [membros]. E qualquer ato que você pratica entre dois membros e posteriormente convoca o terceiro, ele não sabe do que foi tratado, não sabe o depoimento que foi feito, as explicações trazidas, quer dizer, vamos abrir prazo para o prefeito. Então, nós incorremos na possibilidade de tornar-se tudo que foi feito até aqui é nulo em razão de qualquer possibilidade de saída de um vereador de troca do vereador da comissão", explicou.

Kero Kero criticou a postura da vereadora Edna Sampaio. Para ele, a parlamentar estaria criando uma "cortina de fumaça" e sua atitude poderá favorecer o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

"Na minha avaliação, ela prejudicou muito. Ela participou da primeira reunião e não participou de mais nenhuma. Tem determinações, tem várias reuniões, então como que vai fazer uma avaliação do que já foi votado lá atrás? [...] ela se escondendo de participar da processante dela, prejudicou nosso trabalho aqui", disse o parlamentar.

Edna Samapio (PT) usou a Tribuna para rebater os ataques e reafirmou que deixa a Comissão por não concordar com o andamento dos trabalhos da Comissão. Além de Wilson Kero Kero e Edna, também compõe a Comissão o vereador Rogério Varanda (PSDB), que será o relator do caso.

Emanuel Pinheiro é acusado de liderar uma organização criminosa que já teria causado prejuízos de mais de R$ 250 milhões dos cofres públicos. A suspeita foi apresentada em um relatório da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3