Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, confirmou o repasse de R$ 60 milhões para a Saúde de Cuiabá. O anúncio foi feito pelo deputado federal e vice-líder do governo Lula, Emanuelzinho (MDB), nesta quinta-feira (9).
O repasse da verba era articulado pelo parlamentar há algumas semanas e vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao fazer o anúncio, Emanuelzinho lembrou que 60% dos pacientes do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) são do interior do Estado. Argumento amplamente usado pelo pai, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para justificar a superlotação nas unidades.
Segundo ele, o valor ainda será encaminhado para aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). "Com a sensibilidade humana da ministra da Saúde, Nisia Trindade, ao entender que o hospital de Cuiabá funciona como uma unidade de atendimento de todo o estado, o Ministério da Saúde autorizou para os próximos dias R$ 60 milhões para a compra de medicamentos, realização de cirurgias e valorização dos profissionais de saúde", disse.
O anúncio ocorre após o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), pai de Emanuelzinho, fazer uma espécie de "campanha" nas redes sociais para falar da superlotação dos hospitais municipais.
O gestor alega que vários pacientes atendidos na Capital são do interior do Estado e reclama da falta de ajuda do governo Estadual.
Emanuel chegou a solicitar uma reunião com o governador Mauro Mendes (União) para tratar do assunto. Contudo, o chefe do Paiaguás afirmou que só vai se reunir com o prefeito cuiabano após uma conversa técnica entre as equipes técnicas do Estado com o gestor.
Fonte: Gazeta Digital