O Instituto Chico Mendes (ICMbio) assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O espaço passou anos sob disputa entre o governo de Mato Grosso e empresas privadas, contudo o Estado desistiu de tentar assumir a gestão do local em janeiro e a Parques Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura (Parques Fip) é quem ficará responsável.
Conforme o governo federal, a concessão inclui o custeio de ações de apoio a conservação, proteção. Com a assinatura do contrato, no Dia da Biodiversidade, iniciam-se as atividades previstas, com investimentos na infraestrutura do parque nos próximos 30 anos.
O Consórcio Parques FIP em Infraestrutura deverá investir R$ 18 milhões em 5 anos visando promover atividades de visitação voltadas à educação ambiental, a preservação e conservação do meio ambiente, o turismo ecológico, a interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza.
Sobre o Parque
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e envolve os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A localidade protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. É uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).
Fonte: Gazeta Digital