Mauro rebate Riva; 'tempo das trevas e dos escândalos'

Por Vinicius Mendes em 25/07/2024 às 12:50:05

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) respondeu ao alerta dado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), José Geraldo Riva, de que a interferência do Palácio Paiaguás na disputa da mesa diretora do parlamento poderia "jogar" a filha dele, deputada Janaina Riva (MDB) para a oposição. Segundo o governador, Riva ainda acha "que manda" em Mato Grosso, como fez por 20 anos.

"Foi o tempo das trevas, do atraso, dos escândalos que todo mundo conhece. E eu espero que esse tempo do atraso, das trevas e dos escândalos não volte para Mato Grosso", disse Mauro Mendes nesta terça-feira (23). Contudo, o governador não negou que a Casa Civil tem reunido deputados estaduais para tratar da eleição da mesa diretora, principalmente após a entrevista que Riva concedeu e repercutiu no Estado.

A atuação do Palácio Paiguás na formação da mesa diretora para o biênio 2025/2026 tem reforçado entre os parlamentares um clima pela defesa da independência da Assembleia perante ao governo do Estado. Tanto, que mesmo após as investidas do governo para tirar as 14 assinaturas de apoio que Janaina Riva tem para ser a primeira-secretária na chapa de Max Russi (PSB), os deputados mantiveram o apoio à parlamentar.

Atualmente o Paiaguás busca emplacar o nome do deputado Carlos Avallone (PSDB) para a vaga, após já ter proposto Beto 2 a 1 e Dilmar Dal Bosco, ambos do União Brasil. O governo tem apostado na retórica de que o ex-deputado José Riva, pai de Janaina teria ameaçado o governo, caso sua filha não fosse eleita.

Outro ponto apresentado é o fato de Janaina Riva ter se reunido com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para conquistar o voto do deputado Juca do Guaraná (MDB). A estratégia é convencer os demais parlamentares, que Janaina na primeira-secretaria poderia manchar a imagem da Assembleia, por conta do pai de Janaina.

A entrevista

Durante entrevsita ao PodOlhar, José Riva disse acreditar que a sua filha, deputada Janaina Riva (MDB), não tem outra opção senão ir para oposição, caso saia derrotada da disputa. Segundo ele, seria um mau negócio para o governador Mauro Mendes ter a filha como oposição e que poderá consolidar a sua candidatura ao Senado em 2026, disputando com o próprio governador.

Ele afirmou que existem forças estranhas dentro do governo Mauro Mendes, tentando enfraquecer a deputada. "Tem um deputado que me contou que recebeu uma pressão muito forte para não votar na Janaina", disse. Apesar desta situação, o ex-deputado acredita que não seja o próprio governador, mas questionou o chefe do Paiaguás.

"Vamos dizer se for do governador, seria muito amadorismo. Porque se ele não tem oposição, vai passar a ter. E quem gostaria de ter a Janaina como oposição? Por que o Mauro jogaria ela para oposição? Porque se derrotarem ela com a força do governo, ela terá que ser oposição. E eu conheço a Janaina. E na oposição, ela cresce, e aí que não vão tirar a vaga dela do Senado", disse Riva.

"Quem quer mandar a Janaina para a oposição, não fez uma leitura. Porque ela será a grande líder da oposição. Porque se ela chegar e me perguntar: pai, perdi a eleição de primeira-secretaria, o que o senhor acha? [Vou dizer] Oposição, porque será onde eles querem você. E não é bom ter ela na oposição, porque ninguém tem mais a capacidade de debate, respeitando todos os demais deputados (...) mas a Janaina conhece bem esse Estado", completa.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3