Prefeitos e vereadores de Mato Grosso recorreram ao governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), para pedir parcerias na área da Saúde. Sem hospitais capacitados, o chefe do Executivo disse que gestores municipais e parlamentares de Mato Grosso querem ajuda para fazer os atendimentos de média e alta complexidade
"Com muita alegria que recebo prefeitos e vereadores do Vale do Araguaia do Mato Grosso. Eles vieram com a proposta de parceria dos municípios de Mato Grosso, na área da Saúde. Eles têm dificuldade na média e alta complexidade", disse.
A comitiva contou a participação dos prefeitos Thiago Castellan (Santa Terezinha), Daniel Rosa do Lago (Porto Alegre do Norte), Ronio Condão (Confresa) além de vereadores das cidades mato-grossense e os deputados estaduais do Tocantins, Léo Barbosa e Olyntho Neto.
Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes dos seus municípios procuram a capital tocantinense, em virtude da ausência de unidades de Saúde para tratamento de algumas especialidades de média e alta complexidade na região e, também, pela distância da capital mato-grossense.
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, disse que cidades região Norte Araguaia tem muita dificuldade com alguns procedimentos de média e alta complexidade. "São 1300 km da capital e, aqui para Palmas, 580 km, então é menos da metade da distância", pontuou.
Reportagem do questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) sobre o fato, mas não obteve retorno até o fechamento.
Fonte: GAZETA DIGITAL