A família do idoso, Orivaldo Trindade do Santos, 69 anos, reclamou do atendimento "humilhante" na Upa do Cristo Rei, em VĂĄrzea Grande, nessa quarta-feira (20.11), feriado da ConsciĂȘncia Negra, ocasionado por falta de maca e falta de atendimento de urgĂȘncia para realização de exames.
Segundo a filha do idoso, Orivaldo foi levado por volta das 12h30 com muitas dores. A princípio, o idoso foi diagnosticado pelo médico da unidade com uma possível pancreatite, mas em razão do feriado, não seria possível realizar os exames de urgĂȘncia.
"Ele estava com muita dor e na avaliação prévia do médico, ele estaria com possível pancreatite [inflamação do pâncreas], mas por ser feriado não tinha como ele fazer nenhum exame de sangue ou imagem, porque estavam todos fechados, meu pai é hipertenso e diabético e tem problemas graves na coluna. Tivemos que levar um colchão para ele dormir no chão, pois as condições da cadeira que ele estava era deplorĂĄvel. Meu pai dormiu no chão de ontem para hoje esperando para fazer os exames", reclamou a filha do idoso.
Indignada, Mirella Carmona relatou ao VGN, que não conseguiu tirar o pai da unidade em razão da avaliação médica. Ela queria levĂĄ-lo para algum hospital particular e assim conseguir realizar os exames necessĂĄrios à condição "grave" que o idoso se encontrava.
"Não havia uma cama [maca] para um idoso nas condições dele. Ficamos de mãos atadas porque não podíamos tirar ele de lĂĄ e também não havia nenhuma outra solução. Tinha que ficar esperando passar o feriado para ele poder fazer o exame. Os serviços de urgĂȘncias e serviços essenciais à saúde não poderiam fechar no feriado", criticou Mirella Carmona.
Os exames foram realizados somente nesta quinta-feira (21.11) e seu Orivaldo se encontra em estado crítico na unidade de saúde. Ao VGN, Mirella Carmona desabafou lamentando as condições "humilhantes" que seu pai foi atendido na unidade.
"Eu só queria mostrar as condições humilhantes que meu pai estava. Eu tenho fotos. Nenhum filho gostaria de ver seu pai nestas condições: com muita dor, com estado grave de saúde, ter que dormir no chão frio de uma UPA. Hoje (21), ele continua na UPA esperando resultados dos exames, e o estado dele é crítico, pois os médicos suspeitam de infecção no rim e no fígado", afirmou Mirella Carmona.
Fonte: vgnoticias