Chegou o fim do ano e Cuiabá continua esburacada. Melhorias na malha viária, com a realização de operações tapa-buracos e de pavimentação asfáltica, não se concretizaram em várias regiões. Não só em ruas de bairros periféricos, mas também nas principais avenidas e em bairros nobres é possível encontrar diversos buracos. E a reclamação vai de danos causados aos veículos, quedas de motociclistas, acidentes de trânsito e outros transtornos.
Na avenida Ipiranga, por exemplo, no bairro Goiabeiras, a situação é crítica devido a uma enorme cratera. O tráfego de veículos e a passagem de pedestres se tornaram perigosos pela situação da via e acidentes já foram registrados no local. O morador, Gyordano Reiners, conta que a frustração é diária. A cratera está há mais de um ano em frente à minha garagem e nada é resolvido. Como já sei da situação, saio com cuidado para não cair com o carro na cratera, mas como é uma via movimentada, é ruim para sair com o carro, tenho que redobrar a atenção.
Ressalta que, há alguns meses, recebeu uma visita em casa e, ao chegar ao local, a pessoa não sabia do problema e acabou caindo com a roda no buraco. Além disso, um motociclista que passava pela via não percebeu a cratera e sofreu uma queda. Ajudei nas duas situações. Minha visita ficou com prejuízos devido aos danos ao veículo e o motociclista, por sorte, não se machucou com gravidade.
Segundo Gyordano, para minimizar os riscos de acidentes, colocou cimento, brita e até galhos. São ações paliativas, o certo é arrumar, já cobrei, mas sem êxito. Esse buraco começou pequeno e foi aumentando porque o asfalto ficou oco por baixo.
Outro lugar cheio de buracos é na rua Poxoréu, no bairro Alvorada. Comerciante Hércules Martins explica que, no último mês, o número de buracos aumentou. A situação da via piorou com o trânsito intenso que desvia da avenida do CPA para cá, apesar de que a rua está sem manutenção há tempos. Tenho comércio muito tempo e não lembro a última vez que teve tapa-buracos.
Na avenida Rondonópolis com a rua Luzia Clara Silva, no bairro Novo Colorado, buracos também estão por toda a parte e o morador Paulo Henrique de Barros reclama que o acesso pela via é difícil.
gazetadigital