O vereador de Sorriso (400 km de Cuiabá) Wanderley Paulo (PP) vai assumir o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Em vídeo, Wanderley aparece com o ministro Carlos Fávaro (PSD) e o secretário de Política Agrícola Neri Geller (PP) comentando a nomeação.
A escolha da pasta pelo nome do parlamentar se mostra uma sinalização do governo Lula para se aproximar e buscar diálogo com o setor do agronegócio em Mato Grosso, que ainda é conhecido por ser um estado majoritariamente de direita e bolsonarista.
Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro obteve 59,84% dos votos no segundo turno no estado. Já especificamente em Sorriso, cidade onde Wanderley atua e conhecida como a Capital nacional do agronegócio, o índice foi de 70,16% no mesmo período.
Além disso, o setor agrícola na região vem sofrendo há meses devido às condições climáticas desfavoráveis para a safra, ora com a falta de chuvas, ora pelo excesso delas, em uma combinação de altas temperaturas que atingem as lavouras, o que contribui para as aproximações políticas em busca de respaldo.
No vídeo, Fávaro diz que a nomeação de Wanderley se dá em prol do desenvolvimento de políticas públicas e contemplar a agropecuária mato-grossense. Neri cita que Wanderley é um aliado político de longa data e que pretende fortalecer a política na região.
Currículo
Em seu quarto mandato como vereador pelo município de Sorriso, Wanderley Paulo foi 3 vezes eleito como titular e uma como suplente. Foi ainda vice-prefeito na Gestão de Chicão Bendin entre os anos 2008 a 2012 e até conselheiro tutelar no município.
Fonte: Gazeta Digital