Cuiabá é 1º em títulos cancelados

Por Ulisses Lalio em 22/04/2024 às 09:32:46

Só em Cuiabá, há 50 mil títulos cancelados, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A maioria por ausência de votação nas últimas eleições. A capital possui atualmente 439,1 mil eleitores, representando 17,4% do eleitorado total de Mato Grosso. A cidade está organizada em 162 locais de votação, divididos 1.347 seções eleitorais. Do total, 87% dos eleitores cuiabanos já cadastraram seus dados biométricos.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reforçou que há quase 200 mil títulos cancelados em todo o Estado e que o prazo para regularização está prestes a terminar. De acordo com a magistrada, o órgão promoverá nos próximos dias um esforço concentrado para tentar alertar os eleitores sobre as consequências que os bloqueios podem trazer. A data limite para regularização é o dia 8 de maio.

Na liderança das cidades com mais títulos de eleitores cancelados está a Capital, seguida por Várzea Grande (24,7 mil); Rondonópolis (10,7 mil); Sinop (7,4 mil); Cáceres (6,7 mil); Tangará da Serra (6,2 mil); Barra do Garças (4,3 mil); Primavera do Leste (3,6 mil) e Alta Floresta (3 mil).

"Por meio das parcerias que o Tribunal estabeleceu, nós concentraremos muito trabalho para oferecer locais para a regularização até o dia 8 de maio. É importante para nós que o eleitor tenha sua documentação regularizada, pois se reclamamos das políticas públicas devemos escolher os nossos administradores por meio do voto", disse a presidente do TRE-MT.

Além disso, reiterou que o Tribunal irá se esforçar para promover a divulgação do prazo para regularização dos exatos 194.508 títulos cancelados. "Nós vamos fazer uma divulgação em massa e chamar através da rádio, através da televisão, o eleitorado para que ele possa vir regularizar sua situação, o mais rápido possível", emendou Maria Aparecida.

Em Cuiabá, há 16 pontos de atendimento para que o cidadão possa regularizar seu título. Entre os mais conhecidos está a sede da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (atendimento das 8h às 14h); Câmara Municipal; Casa da Democracia- Sede do TRE-MT (das 7h30 às 13h30); Ganha Tempo da Praça Ipiranga (das 8h às 17h); Fatec - Senai; Fórum de Cuiabá - (12h às 18h) e Ganha Tempo - CPA (das 8h às 17h). Além disso, há também a possibilidade de adiantar o processo por meio do site de autoatendimento digital ao eleitor - 24h: https://www.tre-mt.jus.br/eleitor/autoatendimento.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3