Com a autorização para operar voos internacionais, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, deve iniciar rotas com destino a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O trajeto está em fase de negociação pela concessionária Centro-Oeste Airports (COA), que administra o terminal desde 2019.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), pasta liderada por César Miranda, aponta que os voos para Santa Cruz servirão não apenas como uma ligação direta à Bolívia, mas também como uma conexão estratégica para destinos internacionais populares, como Miami e Orlando, nos Estados Unidos, e Barcelona e Madrid, na Espanha.
Além disso, há planos para ampliar as opções de voos internacionais com estudos voltados para a inclusão de destinos como o Peru, que tem Machu Picchu como um dos locais mais visitados do mundo. A Secretaria também avalia a possibilidade de estabelecer voos diretos para os Estados Unidos, devido à forte relação comercial entre Mato Grosso e o mercado norte-americano, especialmente no setor do agronegócio.
Internacional
Conforme noticiou o GD, a superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Anac determinou que o aeroporto está autorizado a realizar operações regulares e não regulares para transporte de passageiros, carga, mala postal e aviação geral, incluindo serviços charter e de táxi-aéreo
De acordo com a portaria, as operações deverão ser previamente agendadas com a administração do aeroporto e realizadas em conformidade com os órgãos de controle, como Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
gazetadigital