A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou uma nova metodologia para classificar veículos eletrificados no Brasil. Essa mudança remove os híbridos-leves (MHEV) da lista de veículos considerados eletrificados.
A decisão visa aprimorar a precisão dos dados sobre o progresso da eletromobilidade no país. Agora, apenas veículos elétricos a bateria (BEVs), híbridos plug-in (PHEVs) e híbridos autorecarregáveis (HEVs/HEVs flex) são considerados eletrificados pela ABVE.
A principal razão para a exclusão dos MHEV reside em suas especificações técnicas. Esses veículos, incluindo modelos como o Fiat Pulse e o Fastback Hybrid, usam baterias de 12 volts, oferecendo apenas pequena contribuição para a economia de combustível e redução de emissões de CO².
"Para um veículo ser classificado como eletrificado, deve possuir motorizações elétricas com mais de 60 volts e capacidade de tração própria." concluiu a ABVE.
De acordo com a ABVE, os novos critérios garantem que as estatísticas reflitam apenas modelos que efetivamente contribuem para a redução de emissões e a promoção da mobilidade sustentável. A exclusão dos MHEV, portanto, busca aumentar a confiabilidade dos dados sobre eletromobilidade no Brasil.
Essa mudança pode impactar a estratégia de montadoras como a Stellantis, dona de marcas como Peugeot e Citroën, que comercializa veículos com tecnologia MHEV no Brasil. A expectativa é que as empresas invistam mais em tecnologias que atendam aos novos critérios da ABVE, impulsionando a inovação e a oferta de BEVs e PHEVs no mercado.
Com a nova classificação, espera-se uma análise mais transparente do mercado de veículos eletrificados no Brasil, alinhada aos objetivos de sustentabilidade ambiental. A decisão da ABVE foca em promover uma visão mais realista da evolução da eletromobilidade no país, priorizando veículos com impacto significativo na redução de CO².
*Reportagem produzida com auxílio de IA