Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

entrevista da semana

Consultora financeira dá dicas para utilizar o 13º salário de forma inteligente


O GD conversou com Renata Medaglia, consultora financeira e diretora de Operações da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, para esclarecer dúvidas e oferecer dicas práticas sobre o uso consciente do 13º salário. Na entrevista, ela abordou estratégias para planejar as finanças, quitar dívidas, investir e aproveitar essa renda extra de forma inteligente, ajudando os trabalhadores a alcançar objetivos financeiros e evitar gastos desnecessários.

1 - Qual é a importância do planejamento financeiro ao receber o 13º salário?
O planejamento financeiro é muito importante quando se recebe o 13º salário, pois ajuda a organizar as finanças e a priorizar o uso desse dinheiro extra. Esse recurso pode ajudar a reorganizar sua vida financeira, para sair do vermelho ou pode também ser usado na criação de uma reserva de emergência e incluído no planejamento financeiro para de gastos futuros, e não usado de forma impulsiva, com compras muitas vezes desnecessárias.

2 - Quais são as melhores formas de utilizar o 13º para quitar dívidas?
O 13° salário pode ser sim usado para quitar dívidas, pagando as contas em atraso para entrando no novo ano com "nome limpo" e sem preocupações. Mas também é possível usar parte desse recurso num refinanciamento da dívida, fazendo ela caber no orçamento mensal.

3 - É uma boa ideia guardar o 13º salário como reserva de emergência?
Sim, é uma excelente ideia guardar o 13º salário como reserva de emergência. Ter uma reserva ajuda a enfrentar imprevistos financeiros, além de permitir um melhor planejamento financeiro para o próximo ano.

4 - Para quem deseja investir, quais são as opções mais indicadas para aplicar o 13º salário?
Para quem deseja investir o 13º salário, são várias as opções, por isso é necessário analisar o perfil financeiro de cada um. Pode ser feita uma poupança, fundos de investimento, além de outros produtos oferecidos por instituições financeiras. Esses investimentos podem proporcionar rendimentos futuros e ajudar a alcançar objetivos de longo prazo.

5 - O 13º salário pode ser usado para antecipar objetivos de longo prazo, como estudos ou viagens?
Sim, o 13º salário pode ser usado para antecipar objetivos de longo prazo, como estudos ou viagens. Esse dinheiro extra pode ajudar a realizar sonhos, como fazer uma viagem internacional, comprar um carro novo ou reformar a casa. E, fazer isso de uma forma consciente, sem comprometer o orçamento mensal. Porém, também nessas realizações é preciso ter cautela e calcular bem o valor a ser usado.

6 - Quais cuidados os trabalhadores devem ter para evitar gastos impulsivos com o 13º salário?
Para evitar gastos desnecessários, os trabalhadores devem planejar como usar o 13º salário. É importante evitar compras por impulso e focar em objetivos financeiros de médio e longo prazo, mantendo a disciplina e o controle financeiro, que são fundamentais para garantir uma vida financeira saudável.

gazetadigital

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!