Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

NOVA UNIDADE É LONGE

Escolas ribeirinhas são fechadas em Barão; pais se revoltam com ato


Pais de estudantes da Rede Municipal estão revoltados e preocupados com o fechamento de duas escolas, na comunidade ribeirinha de Portão Brandão, localizada em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá). Agora, os alunos precisarão se deslocar para outra unidade, que fica distante de suas residências. Para isso, vão precisar fazer a rota pelo rio, em um barco, sem segurança.

Leidicléia Oliveira Santos, é pescadora, moradora da comunidade e mãe de duas crianças, uma de 5 e outra de 11 anos. Ela lembra que o acesso à educação é um direito. Porém, os pais dos alunos das escolas Porto Brandão 1 e 2 foram surpreendidos com o anúncio do fechamento, sem que ao menos uma reunião fosse feita para explicar a motivação, bem como fazer uma consulta sobre o ato.

"Eles vieram aqui e comunicaram que ia fechar e pronto, não pediram opinião dos pais" relatou Leidicleia. Afirma ainda que a escola para onde as crianças serão transferidas fica longe, na comunidade Estirão Comprido, e que para os alunos do 4º Ano, pode representar um risco.

Segundo ela, a rota é longa por terra e não há ônibus escolar. Por isso, a rota vai pelo rio. Para isso, as crianças vão precisar ir de barco, sem segurança. Ela teme, já que um único barqueiro seria responsável por auxiliar as crianças na embarcação.

"Tem estrada de chão, mas não tem um ônibus escolar, só os barcos mesmo e acho muito perigoso. As crianças que vão estudar em outras comunidades são as de 4 anos" diz Leidicléia.

Outro lado
Em nota, o secretário de Educação Municipal José Jorge da Costa disse:

"Visando a qualidade de ensino dos alunos da Comunidade de Porto Brandão, em reunião com a comunidade escolar foi proposto aos pais e responsáveis, que os alunos possam estudar em uma escola onde cada criança terá possibilidade de estudar em suas respectivas turmas/ Ano de escolaridade , garantindo assim a alfabetização na idade certa.
Pois atualmente os mesmos estão estudando em sala multi , do pré ao 5º ano , ou seja turmas misturadas, dificultando o aprendizado dos alunos em ter acesso aos objetivos de aprendizagem que eles precisam adquirir na idade certa" .

gazetadigital

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!