O empresário Odílio Balbinotti Filho está empenhado em trabalhar sua pré-candidatura ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026, com o objetivo de consolidar seu nome como representante do Partido Liberal (PL). O gestor já iniciou conversas com lideranças políticas e espera contar com o apoio de prefeitos e gestores do partido em todo o estado, especialmente daqueles que tiveram suas campanhas financiadas ou apoiadas por ele.
"Conto com o Abílio como cabo eleitoral, tenho passado bastante em Cuiabá. Aqui eu já tenho o Abílio, mas preciso ir para outros municípios. O Abílio, a Flávia, o Cláudio em Rondonópolis, são várias pessoas que já estão aí dentro do projeto", afirmou o empresário, referindo-se ao prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini, a prefeita de Primavera do Leste, Flávia Moretti, e ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, Balbinotti foi um dos principais financiadores de campanhas no estado, doando R$ 400 mil para a eleição de Abílio, R$ 540 mil para Cláudio Ferreira e apoiando prefeitos do PL em cidades como Primavera do Leste e Pontes e Lacerda. Apesar disso, o empresário negou que seu suporte esteja condicionado a questões financeiras. "O apoio não tem nenhum vínculo financeiro. O que temos é a proximidade ideológica e somos de direita", declarou.
Além das articulações estaduais, Balbinotti pretende buscar o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já que o partido também tem o senador Wellington Fagundes como possível pré-candidato ao governo. Apesar da concorrência interna, Balbinotti demonstrou tranquilidade em relação ao critério de escolha do PL. "Não tenho nenhum problema com esse critério que o PL está pretendendo adotar", afirmou. O empresário já teve um encontro com o ex-presidente essa semana para discutir a viabilidade da candidatura, entre outros assuntos políticos.
gazetadigital