Maior panela de arroz com pequi do Brasil, somando 4,28 toneladas, foi feita em Pontal do Araguaia (512 km ao Sul) na 4ª edição do Festival Regional do Pequi, realizado no último fim de semana (13 e 14). O prato regional foi preparado em uma panela de 10,6 mil litros e envolveu 14 cozinheiros em torno do cozimento. O recorde foi registrado oficialmente pelo Rank Brasil, que esteve no local e atestou a quantidade produzida.
Pontal do Araguaia é considerada a Capital Estadual do Pequi por uma lei mato-grossense homologada em outubro de 2021. O prefeito Adelcino Lopo contou ao GD que a ideia de tentar produzir algo com destaque no ranking nacional era uma forma de promover o município.
A partir do momento em que decidiram criar a maior panela de arroz com pequi, começaram os preparativos. O principal responsável pela produção do alimento foi um cozinheiro do município de Torixoréu (560 km ao Sul), que já possuía experiência em realizar banquetes para muitas pessoas, com apoio de voluntários.
"Ele já cozinha em um volume muito grande e topou o desafio de fazer comida nesse panelaço. Depois disso, entramos em contato com o pessoal do Ranking Brasil, que veio aqui e conferiu os resultados. Assim, acabamos nos tornando o maior panelaço de arroz com pequi do Brasil", contou o gestor.
Em uma panela de 3,65 metros de diâmetro e 95 centímetros de altura, com capacidade de 10,6 mil litros, e com uma equipe de 14 pessoas preparado o arroz. A panela utilizada era tão pesada que precisou ser carregada em um guincho até o local do evento.
A preparação do prato levou um dia inteiro de serviço. O fogo foi aceso e o início do cozimento se deu por volta das 07h30, sendo finalizado quase 12 horas depois, às 17h.
Além dos ingredientes base, arroz, carne e pequi, o prato foi incrementado com bacon e calabresa. O prefeito participou da comemoração e do banquete servido no festival. Ele garante que o prato se destaca não só pelo volume, mas também pelo sabor inigualável.
"Eu vou falar que estava bem saboroso. O pequi só com arroz carreteiro já é bom, agora imagina agora com um bacon, uma calabresa e uma linguicinha. Ficou um negócio espetacular", lembrou ele.
O banquete foi servido gratuitamente às 21h para todos os que prestigiaram a 4° edição do Festival Regional do Pequi, com público estimado entre 6 e 7 mil pessoas.
Mesmo depois da distribuição do prato, ainda sobrou grande quantidade de comida que entregue para instituições do município.
Por fim, o prefeito destacou que receber o título de Capital Estadual do Pequi foi importante para o município, que tem agora, em construção, uma cooperativa que trabalhará diretamente com a fruta. Lopo contou que será extraído óleo, polpa e castanha, além do álcool da casca do pequi, criando novas oportunidades de emprego para a cidade e renda ao povo.
Fonte: gazetadigital