Campanha voto unico

72% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o Natal; empresas devem se preparar para alta na demanda

Por Da assessoria em 18/12/2024 às 11:15:27

Neste Natal, 72% dos brasileiros pretendem presentear os entes queridos, o que aquece o comércio na "melhor época do ano" para as vendas. Segundo o estudo "Vem chegando Natal", realizado pela Globo, a data será comemorada por 82,6% das pessoas no país, movimentando não apenas o comércio, mas também outros setores, como supermercados, decoração e logística. Para atender a esse aumento na demanda, os empresários precisam se preparar, tendo em vista que dezembro costuma ser o mês de maior faturamento do ano.

"O Natal é um momento de extrema importância na economia brasileira, movimentando bilhões. O primeiro ponto que deve ser observado pelos empresários é o estoque disponível, que deve acompanhar as tendências de mercado para que sejam ofertados os produtos conforme a demanda.

Para isso, é preciso estar atento desde a logística de entrega até a disposição dos itens para os clientes", aconselha o diretor de Negócios da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, Marco Tulio Forti Garcia.

A pesquisa mostrou ainda que 48% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 300 na compra de presentes natalinos, uma boa notícia para o comércio. Sobre as compras, o cartão de crédito ainda é o método de pagamento mais utilizado, escolhido por 33,2% dos consumidores, seguido pelo débito, com 30,2%, e o Pix, com 20,5%.

Para atender a esse perfil de clientes, as empresas precisam estar preparadas para receber todas as formas de pagamento. "Hoje em dia é possível receber com cartões e Pix pelo celular. E, mesmo quem utiliza máquina de cartão tradicional tem acesso a tecnologias que concentram não só os pagamentos, mas até aplicativos para a gestão financeira no mesmo aparelho", explica Marco Túlio.

Entre as soluções oferecidas pelo Sicredi aos seus associados estão os mais de 30 aplicativos para auxiliar na gestão do negócio, algo de extrema importância em um período de aumento nas vendas. "O empresário pode ter na palma da mão o controle do fluxo de caixa, ponto eletrônico para funcionários, impressão de fichas e organograma dos gastos por área de forma simples e rápida", afirma o diretor de Negócios da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA.

"São vários os recursos para que a empresa não perca nenhuma venda e consiga facilitar o atendimento ao cliente. O Natal é a melhor época de vendas, e é preciso atender o cliente não só com os produtos, mas também com todas as condições de pagamento para não perder nenhuma oportunidade.

Nada substitui o atendimento presencial, tanto que cerca de 70% dos brasileiros preferem comprar em lojas físicas, mas a tecnologia está aí para complementar e facilitar os serviços oferecidos pelas empresas", enfatiza ainda Garcia.

Fonte: gazetadigital

Comunicar erro

Comentários

3