Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CUIABÁ

A Central Estadual de Transplantes realiza a captação de órgãos para doação.


Neste sábado (21), a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realizou uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Graças ao gesto solidário da família doadora, cinco pacientes de três diferentes estados brasileiros terão a oportunidade de uma nova chance de vida.

O procedimento teve início às 22h e contou com a colaboração de equipes do Distrito Federal. Durante a captação, foram viabilizadas a doação de um fígado, dois rins e duas córneas, com a logística sendo apoiada pela Força Aérea Brasileira (FAB), que ajudou a viabilizar o transporte dos órgãos.

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso, com a participação ativa de profissionais de diferentes estados, o que reflete a força-tarefa montada para esse tipo de procedimento complexo. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, expressou seu reconhecimento e parabenizou todos os envolvidos na captação.

"Reconhecemos a complexidade deste tipo de procedimento e, por isso, quero parabenizar a dedicação de todos os profissionais que participaram desta captação, tanto de Mato Grosso quanto de outros estados. A escolha da família doadora em salvar vidas é um gesto profundamente altruísta, e somos eternamente gratos por essa decisão", afirmou o secretário.

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, também reforçou a importância desse gesto de solidariedade. Ela explicou que as equipes da Central Estadual de Transplantes têm se dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, especialmente no momento delicado de luto das famílias.

"Em um momento de grande dor, essa família fez a escolha de doar órgãos, proporcionando novas oportunidades de vida para outras pessoas. Esse gesto merece ser amplamente reconhecido e valorizado. As equipes da Central Estadual de Transplantes têm se empenhado na conscientização sobre o processo de doação, trabalhando junto aos hospitais públicos e privados para criar as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, com o objetivo de aumentar o número de captações no Estado", afirmou Fabiana.

Com o objetivo de ampliar as captações, Mato Grosso já registrou um avanço significativo em 2024, com 13 captações de órgãos, superando as sete realizadas em 2023. A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, ressaltou a evolução e o compromisso contínuo com a causa.

"Com a captação realizada neste sábado, chegamos a 13 captações em 2024. Estamos trabalhando para aumentar ainda mais esse número em 2025, investindo na conscientização dos profissionais de saúde e das famílias sobre a importância da doação. A todas as famílias que tomam essa nobre decisão, nosso mais profundo respeito e gratidão", destacou Anita.

Gazeta digital

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!